Archive | June, 2012

Atores Encena na apresentação da nova Grelha da RTP1

Tags: , , , , , , , , , ,

Atores Encena na apresentação da nova Grelha da RTP1

Posted on 29 June 2012 by admin

A RTP1 apresentou a sua nova grelha de programação, na passada terça-feira dia 26 de junho num evento que contou com a presença dos atores Encena Anabela Teixeira, Eurico Lopes, Tomás Alves, Luís Lucas e Cláudia Semedo.

Os atores Encena estiveram em representação da série “Maternidade”, na qual participaram, e cuja segunda temporada será lançada em julho e fará parte da nova grelha da RTP1.

A ficção portuguesa, documentários de produção nacional e concursos familiares constituem grande parte das novidades da programação de Outono da RTP 1 o que pode ser entendido como uma aposta no sentido de reforçar os conteúdos em língua portuguesa por parte da estação de televisão pública.

A Informação vai ter mais reportagem e debate, e nesse sentido tem nesta grelha um lugar de destaque. De salientar, o aniversário do TELEJORNAL, que conta já 50 anos de presença diária no canal 1 da televisão pública.

Pode saber mais aqui.

Comments (0)

Últimos dias do Teatro Rápido “Na Brasa”: Se ainda não viu, tem de ver

Tags: , , , , , , , , , , ,

Últimos dias do Teatro Rápido “Na Brasa”: Se ainda não viu, tem de ver

Posted on 28 June 2012 by admin

O mês de junho está a terminar e no TR isso significa mudança. Durante este mês o Teatro Rápido deixou os seus espectadores “Na Brasa” com quatro peças fantásticas e distintas num cartaz de luxo com Luciano Gomes e Rosa Villa em “Não Atas nem Desatas” na sala 1, Eric L. da Silva e Hugo Costa Ramos em “Deus não mora aqui” na sala 2, Carmen Santos e Carlos Oliveira na sala 3 com a peça “A Santinha é Linda” e ainda Catarina Mago e Stella d’Assis na sala 4 com a peça “As Janelas do Mundo”.

Se ainda não teve oportunidade de ver estas quatro peças não desanime, até porque ainda não é tarde demais: Pode ver o cartaz de junho até sábado, dia 30, e já a partir de hoje, das 17h30 às 19h55.

Se é verdade que os atores “Na Brasa” estão de saída do Teatro Rápido também é verdade que os atores do mês de julho já estão a preparar “Com Orgulho” a sua chegada ao TR … Fique atento, brevemente teremos novidades.

Pode visitar a página do Teatro Rápido aqui.

Comments (0)

“Marcas Soltas”, com os atores Encena Hugo Marques e Sofia Baltar

Tags: , , , , , , , , , , ,

“Marcas Soltas”, com os atores Encena Hugo Marques e Sofia Baltar

Posted on 27 June 2012 by admin

A longa-metragem “Marcas Soltas”, a primeira produzida pela Plateau 31, conta com as participações dos atores Encena Hugo Marques e Sofia Baltar. O filme com realização e argumento de Luís Rodrigues conta ainda com a participação de São José Correia, Luís Lourenço, Ivo Lucas e Adriano Carvalho. O filme tem estreia prevista para Setembro.

A produtora descreve o filme como uma obra “que nos traz um quadro psicológico de uma rapariga presa à dor e aos traumas do passado. Um argumento provocante que retrata a obsessão de um romance conduzido ao limiar da loucura. Uma rapariga sem rosto. Um irmão presente e um amor diferente.”

Esta produção conta com o apoio do Instituto Superior de Gestão e Instituto Superior de Novas Profissões, Hoteis Turim, Pousada Nacional de Queluz, 90Db, Shiado Hostel, Chilli’s, Jané e Pátio da Galé.

Pode ver aqui uma entrevista a Sofia Baltar e aqui uma entrevista a Hugo Marques.

Se quiser saber mais sobre filme pode consultar a página de facebook aqui.

Comments (0)

Atriz Encena Sandra Faleiro em entrevista à revista Caras

Tags: , , , , , , , ,

Atriz Encena Sandra Faleiro em entrevista à revista Caras

Posted on 26 June 2012 by admin

A atriz Encena Sandra Faleiro, que recentemente venceu um Globo de Ouro na categoria “Melhor Atriz de Teatro” pelo seu desempenho em “Quem tem Medo de Virginia Woolf”, esteve à conversa com a revista Caras no TR Bar e falou da sua paixão pela representação.

A atriz, que futuramente poderá ser vista na série portuguesa da RTP1 “Depois do Adeus”, conta com um vasto currículo, transversal a todas as áreas da representação, de onde se podem destacar os seus papeis, na área televisiva, em “Equador” e “Super Pai” da TVI; “Aqui na Terra” de João Botelho é um marco na área do cinema e na vertente teatral podem-se destacar os trabalhos Diogo Infante, João Canijo e Mário Viegas.

Pode ler aqui a entrevista da atriz à Caras.

Comments (0)

“Nylon da Minha Aldeia” no 20º Festival Curtas Vila do Conde

Tags: , , , , , , ,

“Nylon da Minha Aldeia” no 20º Festival Curtas Vila do Conde

Posted on 25 June 2012 by admin

A curta-metragem “Nylon da Minha Aldeia”, de Possidónio de Cachapa e com protagonismo dos atores Encena Tomás Alves e Anabela Teixeira, vai estar em competição no 20º Festival Curtas Vila do Conde que se realiza de 7 a 15 de julho.

Anabela Teixeira trabalhou, em cinema, com realizadores como Raoul Ruiz, Margarida Gil, Edgar Pêra, João César Monteiro, Fernando Matos Silva e mais recentemente com Vicente Alves do Ó no filme “Florbela”.

Tomás Alves participou em “Um Amor de Perdição” de Mário Barroso – Protagonista no papel de Simão Botelho, que lhe valeu uma nomeação para os Globos de Ouro como “Melhor Ator de Cinema”, e “Do Outro Lado do Mundo” de Leandro Ferreira – Co-protagonista no papel de Carlitos.

2012 é um ano importante na vida do Curtas Vila do Conde. Com a chega à 20ª edição a organização preparou uma programação para celebrar estes vinte anos mostrando o melhor do cinema contemporâneo. Como corolário, mesmo perante a crise que atravessa o setor, a Curtas Metragens CRL está a produzir 10 novos filmes, 8 dos quais serão apresentados em estreia mundial no decorrer desta edição do festival. Será, portanto, um ano para celebrar também o cinema português.

Pode saber mais aqui.

Comments (0)

Entrevista a Catarina Mago e Stella d’Assis sobre “As Janelas do Mundo” e o Teatro Rápido

Tags: , , , , , , ,

Entrevista a Catarina Mago e Stella d’Assis sobre “As Janelas do Mundo” e o Teatro Rápido

Posted on 22 June 2012 by admin

A atriz Encena Catarina Mago está no Teatro Rápido durante o mês de junho com a peça “As Janelas do Mundo”, que conta também com a participação de Stella d’Assis. As atrizes podem ser vistas na sala 4 do TR, de quinta a segunda-feira, das 17h50 às 19h55.

Pode ler em baixo a entrevista das atrizes ao EncenaNews:

Encena: Como surgiu a ideia para esta peça?

Catarina: Eu e a Stella já tivemos para fazer esta peça há vários anos atrás. A Stella tinha feito a peça no conservatório, nos EUA e quando já estáva cá em Portugal sugeriu-me que a levássemos a cena. Na altura não pudémos levar o projecto a avante e, desta vez, convidei eu a Stella a retomarmos a peça, pois esta inseria-se no conceito do Teatro Rápido perfeitamente e ainda para mais acentava no tema “Na Brasa”, tema do mês de Junho, na perfeição. Sendo a peça de um autor americano, Le Wilhelm,  pedimos as devidas autorizações e avançámos com o projecto.

Encena: Esta é a vossa estreia no Teatro Rápido. Sentem que o conceito do TR vos desafia?

Catarina Mago: Sim, desafia muito. É um conceito novo para mim, e no inicio foi uma sensação estranha, mas boa, ter de repetir a mesma coisa tantas vezes seguidas. É exaustivo, pois temos de passar pelas mesmas emoções vezes seguidas. Mas é compensador e eu estou a adorar a experiência. Além do mais a próximidade com o público torna cada 15 minutos de peça um momento bem diferente do outro.

Stella: Sim, sem dúvida! A proximidade que se tem com o público não se compara às outras experiências que já tive em teatro. Consegue-se perceber de imediato se estamos a entreter o público ou não. O facto de o conseguir entreter em 15 minutos não é tarefa fácil… O tempo é tão curto, que faz-nos representar como se não houvesse amanhã, não há tempo para racionalizar. É fazer o meu trabalho e divertir-me!

Encena: A vossa peça vive muito da expressão e do movimento corporal. Foi díficil a preparação?

Stella: Foi um processo digamos “ muito suado” (risos)! Não nos tornámos “mime experts”! Felizmente, tivemos a ajuda de uma coreógrafa, Inês Afflalo, que nos ajudou a fisicalizar o imaginário de estarmos numa cidade como Nova Iorque e de estarmos num elevador. Foram vários ensaios a repetir movimentos e a estudá-los até torná-los orgânicos. Confesso que após ter estreado a peça e o facto de já ter feito várias sessões, ainda me preocupo em melhorar cada movimento. A nossa micropeça não vive só da expressão e do movimento corporal mas também do som, já que em termos de cenário é mínimo. Em tempos de crise, utilizamos a imaginação, a voz e o corpo o máximo que pudemos pois dá uma verdade, que nós acreditamos, querer passar ao público. Teatro em 15 minutos por 3euros/sessão, logo queremos ser sinceras, rápidas não esquecendo a qualidade e acima de tudo entreter o público!

Encena: Catarina, a proximidade com o público é algo que te atrai? E sentes que o público também vive mais intensamente a peça por estar tão próximo dos atores?

Catarina: Sim, foi das primeiras coisas que senti. Neste tipo de teatro tu percebes logo o que uma ou outra pessoa estão a sentir ao ver-te e conforme o público e a reação deste, tu reages e fazes sempre a peça com uma energia completamente diferente. Por exemplo, por vezes a peça torna-se mais cómica ou mais intensa, ou mais incomodativa, não só devido a nós atrizes, mas sempre porque de alguma maneira a próximidade com o público interfere muito com a forma como vivemos as personagens. E claro, o público também sente de forma muito intensa pois está práticamente em cena connosco, penso que para o público não há como esconder qualquer tipo de emoção de si próprio ou de nós atrizes. As emoções ficam muito à flor da pele, e todos as sentimos.

Pode ainda ver aqui o teaser da peça “As Janelas do Mundo”



Comments (0)

“Depois do Adeus” com Tomás Alves, João Baptista, Sandra Faleiro e Luís Lucas

Tags: , , , , , , , , , , , ,

“Depois do Adeus” com Tomás Alves, João Baptista, Sandra Faleiro e Luís Lucas

Posted on 21 June 2012 by admin

Os atores Encena Tomás Alves, João Baptista, Sandra Faleiro e Luís Lucas voltam a marcar presença na produção de ficção nacional, desta vez na série “Depois do Adeus”. Produzida pela SP e emitida pela RTP, é uma produção que vem no seguimento de “Conta-me como Foi” e que promete muitas surpresas.

A série retrata a vida de uma família portuguesa que vive em Angola, em 1975, e que se vê obrigada a regressar à “Metrópole” e a deixar tudo para trás, depois de rebentar a guerra civil na antiga colónia portuguesa. Depois de se instalarem em casa de familiares em Lisboa procuram começar as suas vidas de novo, mas a situação política e social da época dificulta a sua integração. É deste acontecimento histórico que se alimenta o enredo da série.

As gravações da nova série de luxo da televisão decorreram a todo o vapor e, recentemente, teve lugar a rodagem das cenas cujo pano de fundo é a chegada da família central a Portugal, vinda de Angola numa cena que envolveu mais de 300 figurantes e cerca de 200 malas de viagem e baús antigos.

As gravações da série entretanto já terminaram e podem ser esperadas novidades nos próximos tempos relativamente à data de estreia da série na RTP1.

Pode ler aqui a peça do Diário de Notícias.

Comments (0)

Atrizes Encena Luísa Cruz e Sara Barros Leitão em “Lua de Papel”

Tags: , , , ,

Atrizes Encena Luísa Cruz e Sara Barros Leitão em “Lua de Papel”

Posted on 20 June 2012 by admin

As atrizes Encena Luísa Cruz e Sara Barros Leitão estão de volta à melhor ficção nacional, desta vez no elenco fixo da telenovela “Lua de Papel”, uma produção da Plural para a TVI. Inspirado no filme “Enquanto  Dormias”, com Sandra Bullock, “Lua de Papel” é a novela que se segue na TVI. A nova produção da Plural constitui-se assim como mais uma aposta arrojada na ficção nacional, e promete muitas surpresas junto dos telespectadores. As gravações da telenovela começam no início do mês de julho.

Recordamos que as atrizes já haviam contracenado em “Sentimentos”, telenovela produzida pela Plural para a TVI, emitida durante 2009.

Pode saber mais aqui.

Comments (0)

Vem aí “Morangos com Açúcar – O Filme” com os atores Encena Luísa Cruz, Heitor Lourenço e Inês Seco

Tags: , , , , , , ,

Vem aí “Morangos com Açúcar – O Filme” com os atores Encena Luísa Cruz, Heitor Lourenço e Inês Seco

Posted on 19 June 2012 by admin

Depois de nove temporadas da série “Morango com Açúcar” surge agora o filme, realizado por Hugo de Sousa, baseado na série juvenil da TVI. O filme estreia dia 30 de agosto e conta com participações dos atores Encena Luísa Cruz, Heitor Lourenço e Inês Seco. O filme reúne também algumas das caras mais conhecidas que passaram pela série ao longo dos anos como Rita Pereira, Pedro Teixeira e João Catarré.

É na loucura do Verão e ao som da música que o passado e o presente de “Morangos com Açúcar” se cruzam, numa aventura sem igual. Entre a praia e a piscina, o parque de campismo e o campo de férias, amigos de longa data reencontram-se e novas amizades acontecem. A alegria é geral e ninguém vai querer perder o grande festival de bandas que está prestes a acontecer. É num ambiente de grande festa que a energia da música vai dar ritmo aos amores e desamores de Verão. Uma coisa é certa, o Verão é agora!

Pode ver aqui o trailer do filme

Comments (0)

Ator Encena Pedro Cunha na curta “La Linea Transparente”

Tags: , , , ,

Ator Encena Pedro Cunha na curta “La Linea Transparente”

Posted on 18 June 2012 by admin

O ator Encena Pedro Cunha, que poderá ser visto no Teatro Rápido já a partir do dia 1 de julho com a peça “Seis … Quase Meia”, protagoniza a curta-metragem espanhola “La Linea Transparente”. O ator Encena tem uma estreita relação com o país vizinho e já participou em diversos projetos em terras de “Nuestros Hermanos”. Com efeito, ainda durante o mês de maio protagonizou a peça “El Hombre del Cuarto Oscuro” na sala Azarte em Madrid. A peça teve uma calorosa recepção por parte da crítica o que certamente encorajou o ator a aceitar outros projetos em Espanha.

Recordamos, também, que pode ver o ator Encena na telenovela da SIC “Rosa Fogo”, onde dá vida ao personagem “Sergei”.

A curta-metragem ainda não tem data de estreia marcada, mas pode ver aqui o trailer.

Comments (0)

Advertise Here
Advertise Here

CONTACTOS

Encena - Agência de Actores
Rua Garrett, 56-60
Piso 0 Lj 1
1200-204 Lisboa

T: 213 825 140
F: 213 825 149
E: info@encena.pt

Comentários